quinta-feira, agosto 18, 2005

Biru*

Você precisa pagar uma propinazinha? Seu corruptor!! Não faça isso, comprar pessoas ou favores é anti-ético! Mas digamos que precise pagar por um serviço lícito, uma corrida de táxi, por exemplo. Em vez de dinheiro, pague em tampinhas de cerveja. Isto, claro, se estiver na capital de Camarões [é, aquele país que tem um futebol alegre]: a concorrência entre as cervejas é tão grande que as marcas distribuem prêmios nas tampinhas, que podem ser desde outra cerveja grátis até celulares ou carros. [Má hora em que as cervejeiras brasileiras se fundem em vez de competir, nénão?] Camarões e Brasil têm em comum, além do gosto por futebol, o hábito de pagar "a cervejinha do guarda" - e as tampinhas premiadas têm servido para os taxistas escaparem das multas de trânsito. Uma garrafa de cerveja custa lá mais ou menos um dólar americano.

Se custasse 100 doletas seria a Samuel Adams Utopia, com 25% de teor alcoólico [as comuns, pilsen, têm menos de 5%]: "O Hop Devil Grill, em Nova York, é um dos bares que já vende a bebida. A dose, servida em copos de 50 ml, sai por US$ 12 (cerca de R$ 28)." Dose equivalente a uma xicarazinha de café, aquela merreca. A tampinha dessa garrafa, sim, deve valer ouro e dá um colar mais valioso que o da Luna Lovegood [personagem da série Harry Potter que usa um colar feito com rolhas de cerveja amanteigada].Cerveja amanteigada não contém álcool, é vendida livremente para os alunos de Hogwarts.

Já nas escolas americanas, refrigerantes como Coca e Pepsi-Cola não serão vendidos durante o horário de aula, numa tentativa de combater os maus hábitos alimentares das crianças e diminuir a incidência de obesidade infantil. "No horário de aulas, só serão comercializados bebidas diet, isotônicos, sucos com baixa adição de açúcar e água. Após o fim das atividades escolares, esses estabelecimentos poderão vender refrigerantes."

* Biru é um gairaigo, uma palavra emprestada de outros idiomas pelos japoneses para designar alguma coisa que não tem correspondente em nihongô. Vem do inglês beer, cerveja.

Nenhum comentário: